INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO


NOME: 
Práticas de conservação preventiva para edificações de valor histórico e cultural
Carga horária: 
8 horas/aula
Valor:
R$59,90


Sobre a professora:
Elza Helena Martins Vieira
é Arquiteta e Urbanista, pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase / Volta Redonda - RJ com especialização em Gestão do Patrimônio Cultural, pela Faculdade Metodista Granbery /Juiz de Fora – MG. Tem experiência de 12 anos na realização de trabalhos técnicos no ramo de arrecadação de ICMS Cultural, com a elaboração de Dossiês de Tombamento, laudos técnicos de estado de conservação, Planos e fichas de inventário. Atuação técnica de 14 anos em empresas de consultoria e prefeituras para o desenvolvimento de projetos e desenhos técnicos, vistoria/fiscalização, avaliação, planilhas orçamentárias sintéticas e composições de custos (SINAPI/SETOP-MG), laudos e pareceres técnicos para aprovação de convênios junto aos órgãos competentes (Estaduais e Federais).

 
Conteúdo:
O curso visa apresentar orientações básicas de medidas preventivas a serem aplicadas em edificações de valor histórico e cultural, com o intuito de contribuir para a sua preservação. A mediadora demonstra como ações simples do dia-a-dia podem ser promovidas em prol da conservação preventiva destes bens imóveis, evitando ou retardando o máximo possível que sejam necessárias grandes intervenções de custos elevados, uma vez que, os problemas iniciais não solucionados de imediato, se agravam com o passar do tempo.
O curso está dividido em três módulos: Conceitos; Instrumentos de proteção e legislação, e Práticas básicas de Conservação Preventiva. Os textos, embora de cunho técnico, são apresentados de maneira acessível e didática, com perguntas e respostas, para se atingir um público variado como gestores municipais, moradores e proprietários de imóveis históricos, e estudantes das áreas de interesse da preservação do patrimônio cultural.